« Home | Testa os teus reflexos » | Quem é que quer um papa-reformas? » | Não, eles só fazem isto porque querem mesmo entrar... » | Última oportunidade para visitar a Exposição de F... » | Etapa 11 - Entre Néma e Ayoun » | 11ª etapa não tem especial cronometrada » | Devem ser do Team Xanfre » | Transmissão trai Carlos Sousa » | Das palavras » | Hélder vence em África »

Tudo na mesma

Depois de dias difíceis, os homens da Volkswagen deram hoje um ar da sua graça com Carlos Sainz a vencer nos automóveis, enquanto o piloto português Carlos Sousa, foi segundo na etapa. Tendo em conta que as diferenças de tempo não foram substanciais, na frente nada mudou. Nas motos, hoje foi o dia de Paulo Gonçalves brilhar, ao conseguir o segundo lugar na tirada. Hélder Rodrigues foi 22º e desceu um lugar na geral, passando para sétimo.


Tudo na mesma

Filme do dia

Terminou há pouco a 12ª etapa do Dakar com 484 quilómetros, entre os quais, 257 cronometrados. Partiram 311 equipas, entre as quais 140 motos, 111 carros e 60 camiões. O português Hélder Rodrigues foi o primeiro a partir nas motos, virtude de ter sido primeiro na etapa anterior, mas juntamente com Marc Coma e Cyril Despres, líderes, na altura, da especial, perdeu-se ao quilómetro 85 da etapa, tendo que percorrer mais de dez quilómetros para encontrar o rumo certo. Quem viria mais tarde a destacar-se seria Paulo Gonçalves, que acompanhado pelo holandês Frans Verhoeven, dominavam a especial ao quilómetro 97. Este último iria ser vítima de uma queda no quilómetro 181, sofrendo uma luxação no ombro.

A sorte acabou por bater à porta do piloto da KTM, Esteve Pujol que ganhou a etapa com uma vantagem de cerca de três minutos para o português Paulo Gonçalves, que alcançou pela primeira vez um lugar de destaque nesta prova. A quatro minutos chegou o polaco Jacek Czachor. Marc Coma continua a liderar a geral com uma vantagem de mais de 50 minutos para Cyril Despres. Hélder Rodrigues é o português melhor colocado, sendo sétimo na geral.

Nos automóveis, a etapa parecia reservada aos pilotos com experiência em terrenos ao estilo WRC. Carlos Sainz era o favorito para ganhar a etapa e ao quilómetro 54, já era o líder provisório. Liderou a etapa até ao CP1, onde Nani Roma em Mitsubishi Pajero levava uma vantagem mínima de seis segundos. Mas Sainz acabou por sobrepor-se à ‘ameaça’ Mitsubishi e venceu a etapa com autoridade, sendo seguido por Carlos Sousa a menos de quatro minutos. Luc Alphand foi terceiro e Nasser Al Attiyah, vencedor da etapa 11, partiu em primeiro lugar mas acabou por ficar a mais de seis minutos do espanhol da Volkswagen. Na frente da geral continua Peterhansel seguido do seu companheiro de equipa Luc Alphand. O português Carlos Sousa continua a manter o sétimo posto da geral, deixando o americano Bobby Gordon, a bordo de Hummer, a mais de duas horas.