« Home | Hélder Rodrigues vence 10.ª etapa » | Etapa 9 - Entre Tichit e Néma » | Etapa 8 - Entre Atâr e Tichit » | João Nazareth vence a 6ª etapa nos Quad's » | Organização do Lisboa-Dakar responde indirectament... » | Vaticano condena Dakar » | Etapa 5: Entre Ouarzazate e Tan Tan » | Quem quer dar uma voltinha no Lisboa-Dakar 2007? » | Etapa 4 - Entre Er Rachidia e Ouarzazate » | Ruben em prova »

Hélder vence em África

A etapa de Nema a Nema de hoje foi ganha pelo português Helder Rodrigues, já vencedor da segunda etapa em Portugal. Trata-se da segunda vitória consecutiva dum piloto amador, enquanto que no topo da hierarquia, Marc Coma contínua a gerir inteligentemente o seu avanço.

Vinte e quatro horas após a vitória do agricultor letão, Janis Vinters, outro participante no troféu Amador ilustrou-se nas pistas rápidas da Mauritânia. Já vencedor da 2ª etapa , Hélder Rodrigues ganhou o seu primeiro troféu africano do Dakar. Tendo partido na 9ª posição, o português aproveitou a presença de David Casteu, rapidamente apanhado antes do CP1, para concentrar-se na sua pilotagem. Numa etapa sem verdadeiras dificuldades de navegação, Rodrigues deixou para trás o francês antes de ultrapassar mais três pilotos que tinham saído na sua frente. O piloto da Yamaha oferece a Portugal o seu 4º sucesso de etapa este ano (após Ruben Faria e Carlos Sousa), precedendo Marc Coma em 44 segundos e Cyril Després em 51 segundos. O sucesso de Rodrigues confirma igualmente a excelente saúde das 450 cc, que podem superar as grandes 690 da KTM neste tipo de terreno. Com Michel Marchini e Thierry Béthys, são três as 450 cc no Top 10 do dia.

A classificação geral não sofreu qualquer alteração. Marc Coma, que já perdeu todos os companheiros de equipa, após a queda de Sala na etapa de ontem, domina a situação, felicitando-se sempre pelo bom comportamento da sua KTM e por ter sido poupado pelos contratempos mecânicos com as caixas de velocidades que tanto mal fizeram aos seus vizinhos da classificação. O catalão aumentou em sete segundos o seu capital de avanço sobre Després, actualmente a 54m43s do líder. Na luta para o terceiro lugar, David Casteu, 6º na etapa de hoje, aumenta ligeiramente a sua vantagem sobre Blais e Ullevalseter enquanto que Hélder Rodrigues ascendeu ao sexto posto da geral com escassa vantagem sobre Isidre Esteve. Quando saíu de Portugal o piloto da equipa de Bianchi Prata sonhava com o quinto lugar...que não está afinal tão longe quanto isso. Tudo é ainda possível e para já Hélder Rodrigues mostrou que os pilotos portugueses também podem vencer fora do seu terreno de eleição, fora do seu país...no verdadeiro Dakar.

António Correia in dakar.autohoje.com