« Home | João Nazareth vence a 6ª etapa nos Quad's » | Organização do Lisboa-Dakar responde indirectament... » | Vaticano condena Dakar » | Etapa 5: Entre Ouarzazate e Tan Tan » | Quem quer dar uma voltinha no Lisboa-Dakar 2007? » | Etapa 4 - Entre Er Rachidia e Ouarzazate » | Ruben em prova » | Etapa 3 - Entre Nador e Er Rachidia » | Lavigne: «foi a melhor partida dos últimos 20 anos... » | Hélder é líder »

Etapa 8 - Entre Atâr e Tichit


Depois do dia de descanso, pilotos e máquinas entraram em acção para a segunda parte do Lisboa-Dakar 2007, com a realização da oitava etapa que liga Atar a Tichit. Foram 589 quilómetros cronometrados que começaram com uma pista de cascalho mas, a meio do percurso, contou com uma boa dose de areia.

No final, Marc Coma venceu na categoria reservada às motos, aumentando a diferença na classificação geral em quase uma hora para o seu mais directo perseguidor, o Francês Cyril Despres, que foi segundo a pouco mais de 10 minutos para Coma. Quem seguiu de perto os dois primeiros foi o Norueguês Pal Anders Ullevalseter, a pouco mais de 24 minutos do primeiro. Entre os Portugueses, Hélder Rodrigues foi o melhor com o 12º melhor tempo do dia a pouco mais de uma hora de Mark Coma, descendo uma posição na geral, passando a ocupar a 9ª posição da geral. Mas esta foi também a etapa em que a lista de abandonos entre os Portugueses tem mais um nome. O vencedor da primeira etapa desta edição, Ruben Faria, foi obrigado a abandonar a prova depois de ter partido o motor da sua Yamaha.

Nos automóveis e à semelhança das motos, o líder da geral, Giniel De Villiers, também aumentou a vantagem na liderança ao vencer a etapa com o tempo de 7 horas, 31 minutos e 52 segundos, à frente dos Mitsubishi de Stephane Peterhansel e de Luc Alphand, que assumiram também a segunda e terceira posição da geral, relegando Carlos Sainz para a quarta posição da geral a mais de uma hora do seu colega de equipa na Volkswagen. O piloto Espanhol debateu-se com problemas de direcção no Volkswagen, o que não impediu de continuar em prova, mas atrasando-o irremediavelmente. Um olhar sobre as diferenças na geral, revela que Peterhansel está a mais de 30 minutos de De Villiers e Alphand a mais de 40 minutos, o que leva a antever-se um ataque "feroz" da Mitsubishi à liderança do Volkswagen de Giniel De Villiers, agora que a equipa Volkswagen começa a claudicar, quando ainda falta imenso "Dakar". Quem também não teve um bom dia foi Carlos Sousa. Em resultado de alguns problemas mecânicos, que aliado a atascanços e furos ditaram que não fosse além da 10ª posição na etapa a mais de 1 hora e 30 minutos do primeiro, mantendo no entanto a 9ª posição da geral. À chagada do acampamento o piloto de Almada dizia que o dia começou com um furo que rapidamente foi solucionado: "Mas, mais à frente viria um atascanço que nos fez perder demasiado tempo. Como se não bastasse, acabámos por embater com o cárter numa pedra. E a perda de óleo passou a ser uma constante". O titulo de segundo melhor Português do dia vai para o solitário Ricardo Leal dos Santos, que conseguiu o 45º melhor tempo a mais de 4 horas de De Villiers.

Dos automóveis para os pesados. Hans Stacey com o MAN mantém um ritmo elevado, vencendo a etapa com o tempo de 8h58m49s, menos 40 minutos que o Kamaz do Russo Ilgizar Mardeev, que durante a primeira parte da etapa esteve na dianteira, aumentando para este a diferença na geral para quase 3 horas. Nos monstros do deserto, Elisabete Jacinto averbou o 22º melhor tempo a mais de 03h46m37s do primeiro, entrando definitivamente no top20, passando a ocupar a 19ª posição da geral.

Luis Neves in dakar.iol.pt