« Home | Quem quer dar uma voltinha no Lisboa-Dakar 2007? » | Etapa 4 - Entre Er Rachidia e Ouarzazate » | Ruben em prova » | Etapa 3 - Entre Nador e Er Rachidia » | Lavigne: «foi a melhor partida dos últimos 20 anos... » | Hélder é líder » | Sainz vence a 2ª especial mas não «rouba» a lidera... » | Dakar - fotos de provas anteriores » | O historial do Dakar entre 1979 e 2006 » | Babel »

Etapa 5: Entre Ouarzazate e Tan Tan


Miguel Barbosa - 5º etapa Lisboa-Dakar 2007

A quinta etapa misturou os pisos muito rápidos com troços sinuosos, num percurso com muita areia, calhaus e dunas, ligando Ouarzazate a Tan Tan, passando pelo Atlas, num total de 775km, 325 dos quais cronometrados.

Nas motos, Isidre Esteve Pujol arrancou para esta etapa com claro objectivo de atacar a liderança da geral, ao vencer a etapa com o tempo de 03h56m22s, à frente do compatriota, Eric Coma, que ficou a apenas 1 minuto e 54 segundos, mas que viu a sua vantagem na geral reduzir-se para menos de 10 minutos. Com o terceiro melhor tempo, Cyril Despres ficou a mais de 5 minutos de Pujol, subindo para a quarta posição da geral. Entre os Portugueses, Ruben Faria com o tempo de 4h10m56s (+14m34s do primeiro) rubricou o sexto melhor tempo, voltando a sobressair entre a caravana motard Portuguesa. Quem também sobressaiu foi Paulo Gonçalves com o 13º melhor tempo na etapa, a mais de 20 minutos do primeiro, logo seguido de Helder Rodrigues, com o 15º tempo. Helder Rodrigues subiu até ao 11º lugar da geral, Paulo Gonçalves ao 18º lugar, mas Ruben Faria continua muito atrasado na classificação.

No final Paulo Gonçalves dizia, "A Especial de hoje correu muito bem. Tínhamos zonas rápidas, onde pude dar o máximo, e tínhamos outras montanhosas, mais lentas, onde foi necessário usar de mais cautela. Estou muito contente com o resultado de hoje, estive consistente e consegui subir mais umas posições na geral, o que é muito importante para o meu objectivo".


Automóveis:

As primeiras indicações ao longo dos pontos de passagem, onde era sempre segundo classificado, apontavam para uma excelente posição de Carlos Sousa, mas dificuldades nos últimos quilómetros da etapa ditaram a sexta posição, a quase 7 minutos de Carlos Sainz, vencedor de mais uma etapa desta edição do Dakar com o tempo de 3h36m39s. A apenas 30 segundos de "el matador" aparece Stephane Peterhansel no Mitsubishi, seguido de Giniel De Villiers, que permite o domínio da Volkswagen, ocupando as três primeiras posições da geral, com Sainz a deter uma vantagem de mais de 3 minutos sobre De Villiers e mais de 11 minutos sobre Carlos Sousa. Dezasseis minutos depois aparece o primeiro Mitsubishi, com Nani Roma a superar o favoritismo de Luc Alphand. Quem também estava em bom plano era Miguel Barbosa, mas mais uma vez, e já começa a tornar-se comum, um problema de direcção obrigou a uma condução mais lenta, evitando que a dupla Portuguesa terminasse no top10. Desta forma, o 25º lugar não reflecte o andamento evidenciado. Miguel Barbosa ocupa a 24ª posição da geral. Muito regulares, Francisco Inocêncio foi 38º a mais de 48 minutos de Sainz, Nuno Inocêncio foi 43º a 52 minutos do primeiro e Rodrigo Amaral foi 55º a mais de uma hora.

Ainda no que diz respeito aos Portugueses, depois dos problemas de ontem, Paulo Marques, arrancou para a etapa de hoje. Por outro lado, confirmou-se a desistência de Adélio Machado, que se junta a Ricardo Pina e a José Carvalho.

Luis Neves in dakar.iol.pt