« Home | Lavigne: «foi a melhor partida dos últimos 20 anos... » | Hélder é líder » | Sainz vence a 2ª especial mas não «rouba» a lidera... » | Dakar - fotos de provas anteriores » | O historial do Dakar entre 1979 e 2006 » | Babel » | Descubra alguns dos números do Dakar » | Dakar 2007: Elisabete Jacinto «abriu» verificações... » | Por um Mundo melhor » | Apanhados da TVI »

Etapa 3 - Entre Nador e Er Rachidia



[ 2007/01/08 | 14:13 ]

Já em solo Africano, a caravana do Dakar enfrenta as primeiras dificuldades da grande aventura com a realização da terceira etapa, entre Nador e Er Rachidia num total de 649 km's, dos quais 252 quilometros são cronometrados.

Depois do brilharete nas etapas Nacionais, a liderança Lusa não resistiu à primeira etapa em solo Africano. Hélder Rodrigues perdeu a liderança na geral ao ficar a mais de 23 minutos do vencedor da etapa, conquistada por Marc Coma com o tempo de 03h07m39s. Mas quem assumiu a liderança foi Isidre Esteve Pujol que ficou a quase 3 minutos de Coma, averbando o terceiro melhor tempo atrás de Chris Blais que ficou a menos de um minuto do primeiro. Na geral, Isidre Esteve Pujol conseguiu uma vantagem de 26 segundos sobre Eric Coma, vencedor da etapa do dia. Já Helder Rodrigues com o 23º tempo, desceu para a 6ª posição da geral, enquanto no que se refere ao herói da primeira etapa, Ruben Faria, está parado ao quilometro 185 da especial, com o motor da sua moto partido, aguardando o carro vassoura para tentar continuar em prova.

Também nos automóveis, Carlos Sousa perdeu a liderança para Carlos Sainz. A vitória na etapa coube ao Sul-Africano Giniel De Villiers aos comandos de um Volkswagen com o tempo de 02h46m12s, à frente de Carlos Sainz (+25seg) e de Stephane Peterhansel, o primeiro dos Mitsubishi a mais de 3 minutos de DeVilliers. Carlos Sousa foi sexto na etapa a mais de 5 minutos do primeiro descendo à 3ª posição da geral a 4m26 segundos de Sainz, o novo líder. Na segunda posição da geral a um minuto do líder encontra-se Giniel de Villiers. Por outro lado Sousa tem Peterhansel a menos de 2 minutos. No final Carlos Sousa disse: "Na dificuldade em ultrapassar o Guerlain Chicherit. Ele não facilitou a passagem e demorámos muito tempo até o conseguirmos ultrapassar. Isto obrigou-nos a uma enorme perda de tempo. Caso contrário, penso que estaríamos melhor posicionados", afirmou o piloto de Almada. A Alemã Jutta Kleinschmidt continua em maré de azar, deparando-se com um princípio de incêndio no seu BMW X3 ao quilómetro 20 da etapa, mas conseguiu retomar a prova.

De volta aos Portugueses, Nuno Inocêncio foi o segundo melhor Português na etapa com o tempo de 03h22m20s, a mais de 36 minutos do primeiro. Sem tracção traseira no Proto Dessoude, Miguel Barbosa caiu para a 21ª posição da geral, depois de ter sido 38º na etapa a quase 44 minutos do primeiro.

texto: Luis Neves in dakar.iol.pt
foto: dakar.com