« Home | Etapa 5: Entre Ouarzazate e Tan Tan » | Quem quer dar uma voltinha no Lisboa-Dakar 2007? » | Etapa 4 - Entre Er Rachidia e Ouarzazate » | Ruben em prova » | Etapa 3 - Entre Nador e Er Rachidia » | Lavigne: «foi a melhor partida dos últimos 20 anos... » | Hélder é líder » | Sainz vence a 2ª especial mas não «rouba» a lidera... » | Dakar - fotos de provas anteriores » | O historial do Dakar entre 1979 e 2006 »

Vaticano condena Dakar

No seu orgão de comunicação oficial, a Santa Sé critica o que chama de «prova sangrenta» que apenas tenta enraizar costumes ocidentais num continente em desenvolvimento.

O jornal oficial do Vaticano condena com veemência a realização do Dakar. «É sangrento, irresponsável, violento e uma cínica tentativa de impor gostos inquestionavelmente ocidentais num continente ainda em desenvolvimento», lia-se na edição de hoje do «L'Osservatore Romano».

A citação, transcrita pela Reuters a partir de um editorial, reaje à morte do motociclista sul africano Elmer Symons durante a quarta etapa, embora o mesmo texto esteja errado quanto ao ponto de partida da prova: «o Paris-Dakar, que muitos classificam como um evento desportivo, na realidade tem muito pouco a ver com uma competição saudável», lê-se no mesmo editorial.

O artigo vai mais longe: diz que a prova e os seus patrocinadores atraiçoam as realidades locais de África com «cinismo», chamando aos despojos dos automóveis, motos e camiões que ficam abandonados no deserto «enferrujados monumentos à irresponsabilidade».

Até ao momento, ninguém da organização, a cargo da A.S.O., se pronunciou sobre a opinião do Vaticano.

A prova de todo-o-terreno mais famosa de todo o mundo, que não parte de Paris desde 2001, saíu de Lisboa nestas duas edições mais recentes. Ao longo da sua história de 29 anos, já assistiu a 49 mortes, 24 das quais de concorrentes.

Pedro Nascimento in www.dakar.autohoje.com


______________________________

Francamente, custa-me acreditar no que acabei de ler. Ou melhor, custa-me engolir.
O Vaticano afirmar uma coisa destas é, no mínimo, brincar com as pessoas deste Mundo, para as quais está totalmente de costas voltadas. E nem sequer vou falar dos tempos da Idade Média e da Inquisição, refiro-me apenas aos dias de hoje.
Há, em pleno século XXI, milhares de crianças moribundas, a morrer à fome, às quais bastava que o Vaticano "dispendesse" de alguns dos muitos milhões de euros que tem nos cofres e das muitas toneladas de ouro existentes nas igrejas para que tivessem uma vida decente, ou pelo menos algo para comer. Sabem quanto é que custa, por exemplo, uma batina do Pápa?
Há milhões de pessoas infectadas com SIDA, e todos os dias mais algumas centenas ou até milhares, e a Igreja condena o uso do preservativo, mesmo como meio de combate à propagação desta doença??!!
E agora vêm dizer que o Dakar é um acto
sangrento, irresponsável e violento??!!
Sinceramente... não brinquem com as pessoas...

Luis Pita
tx racing