« Home | Finalmente... » | Construir um país » | Faltam 30 dias! » | Ricardo Leal dos Santos a um passo do título mundi... » | Esta foi muito fixe! » | 1º Mega Passeio TT Puro Aço » | Mazum atascado no Porto de Santarém » | Algures entre a Tramaga e a Ervideira »

Ricardo Leal dos Santos conquista título mundial



Ricardo Leal dos Santos conquistou esta tarde o título mundial de todo-o-terreno ao averbar a segunda posição no UAE Desert Challenge. O piloto português do FHM Desert Quad Team superiorizou-se mais uma vez ao francês Jean Phillipe Caillet, o seu mais directo adversário na Taça do Mundo, terminando a mais importante competição mundial da modalidade com nove pontos de vantagem. À chegada ao Dubai, Ricardo Leal dos Santos estava naturalmente eufórico “e não é razão para menos. Conquistar um título mundial é um passo de gigante que vem coroar toda uma carreira nos Quads da qual me despeço hoje. O próximo Dakar será disputado num 4x4 e, tal como tinha anunciado, esta era a minha derradeira corrida nas motos. Lutei muito ao longo de todo este ano, mas também nos anos anteriores, por internacionalmente levantar bem alto o nome de Portugal e estou muito feliz com este momento de consagração" referiu o piloto português que disputou esta prova aos comandos de uma Yamaha 660 R. “O que menos me agrada é ter tido um adversário que utilizou várias artimanhas para me afastar do título. Tal como anteriormente já aconteceu com o Carlos Sousa em relação ao Schelesser, também o Caillet recorreu antes desta prova de um protesto que fez no Egipto, e que a Federação inviabilizou, com um único sentido de me tentar destabilizar. Não conseguiu e não lhe fica nada bem não saber perder. Na pista ganhei eu e hoje voltei a provar que sou melhor”.


Classificação Final

Auto: 1º Peterhansel/Cottret (Mitsubishi), 19h06m48s; 2º Monterde/Siviero (BMW), 22h09m17s; 3º Al-Helai/Al-Kendi (Chevrolet), 22h51m24s.

Moto: 1º Cyril Despres (KTM), 19h40m47s; 2º Marc Coma (KTM), 19h52m07s; 3º David Casteau (KTM), 20h19m45s.Quad: 1º Al Shamsi (Honda), 27h39m35s; 2º Ricardo Leal dos Santos (Yamaha), 28h13m88s; 3º Jean Phillipe Caillet (Bombardier), 28h34m36s.

Mais classificações e outras informações sobre a prova em www.uaedesertchallenge.com

Campeonato do Mundo (final após 7 provas)

1º Ricardo Leal dos Santos, 115 pontos;
2º J.F. Caillet, 106;
3º C. Declerk, 50.

in www.quadmania.com